segunda-feira, 13 de maio de 2013

DOBRADURAS

A aula de Artes está sempre entre as preferidas da criançada.  Eles adoram, colorir, cortar, colar, dobrar, desenhar, transformar coisas.

Hoje a nossa dica é sobre dobraduras (ou origamis) , a arte de transformar um simples pedaço de papel em uma linda borboleta ou um pulante sapo.

Então ai vai alguns passo a passos para servir de inspiração.







Fique Zen! Dicas de relaxamento!

 Nós educadores vivemos expostos  a inúmeras fontes de estresse.
Por todos os lados que se olhe tudo que se encontra são responsabilidades, e muitas vezes o Professor acaba desempenhando além da seu própria função , a função de mãe, pai, psicólogo, recreador, conselheiro, enfim....  isso tudo gera uma carga, deixando a mente sobrecarregada, e consequentemente acarretam reflexos físicos desse cansaço mental!

Para tentar te ajudar a relaxar elaboramos umas dicas que te deixarão renovado!

1. Concentre-se no agora.


Não realize uma tarefa , pensando nas inúmeras outras que ainda tem pela frente, ao longo do ano, tenha FOCO. Concentre-se no hoje , no agora,  no que você tem em mãos no momento, pois ansiedade não fará com que o tempo passe mais  rápido ou de vagar, apenas servirá para desgasta- lá (o) e prejudicar seus atuais esforços.






2.Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje.


Pode parecer clichê, mas, é isso mesmo adiar uma ação, ainda que seja uma coisa chata não é relaxamento. Adiar coisas importantes (chatas, difíceis , tediosas, etc. ) que você precisa fazer não é uma técnica  de relaxamento boa. Você vai acabar atrasando o andamento das coisas, talvez até se perdendo no andamento do calendário letivo, que só vai fazer as coisas piorem e te deixar ainda mais estressada.
Por tanto , siga o fluxo, cada coisa no seu determinado momento, priorize as tarefas urgentes, divida as tarefas em cargas de trabalho que sejam tão cansativas, faça pausas, respire, alongue , beba água, e concentre-se na tarefa que tem em mãos.




3.-Desordem não.

O ambiente afeta seu estado de espírito. Será muito mais fácil para que você possa relaxar se sua sala estiver no é livre de confusões desnecessárias.  Tire um tempo e libere o espaço ocupado por aquelas tralhas que não te servem se nada. A própria arrumação pode servir como meio de relaxamento.  Você ficará surpreso em perceber como tira alguns minutinhos do seu dia para organizar sua sala de aula,armário, mesa ou sua própria bolsa  deixará seu sua mente mais liberada, tranquila.




4. Inspire e Espire.




Meditação é a melhor forma de relaxamento. Ela ajuda a silenciar a mente e traz paz interior . Defina pelo menos dez minutos do seu dia para fazer isso , deite ou recoste-se confortavelmente, feche os olhos, limpe a mente, respire fundo e pausadamente, isso irá remover sua mente consciente do estresse criado por forças externas.



5.  Saia da rotina.



 Para sair da rotina não é preciso, viajar e virar sua vida de ponta cabeça. Ações simples como fazer um caminho diferente  na ida para o trabalho, ou na volta para casa, caminhar um pouco, tentando olhar as coisas de uma forma diferente enquanto caminha, tomar um chá, comer aquela comida que você adora e a muito tempo n comia, ou o inverso, experimentar algo que você não gosta e avaliar o porque dessa sua aversão, enfim, coisas simples como essas podem fornecer um impulso de energia instantânea para sua mente.


Lembre-se relaxar não é complicado, basta apenas um pouco de boa vontade que resultará e um aumento notável  da sua qualidade de vida!

Atividades Dia Das Mães.

Olá amados, 

aproveitando a data de ontem, fizemos uma separamos algumas opções de atividades que podem ser desenvolvida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental , com o tema dia das mães.




Escolha a atividade que você mais gostou e ou aquela que se encaixou no perfil da turma na qual você leciona e ...


BOM TRABALHO!

Dia das Mães

Olá pessoal...

Como ontem foi Dia das Mães nós do A teoria da Prática gostaríamos de deixar aqui a nossa homenagem a todas as mães do Brasil , nestes singelos versos de Mário Quintana.







Mãe… São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras…
E nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer…
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!
Autor: Mário Quintana

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Boas Vindas!

Aqui no A Teoria da Prática vocês irão encontrar diversas atividades , dicas , brincadeiras, que servirão como inspiração para que vocês professor, possa  utilizar em seus planejamentos.


A partir de hoje o A Teoria da Prática se torna seu aliado, pra a implementação da sua prática pedagógica.


Sejam bem vindos ao nosso Blog!